Principais usabilidades do Cloreto de Metileno

O Cloreto de Metileno, também conhecido como diclorometano, é um líquido incolor, volátil e com um odor doce e penetrante. É constituído de dois átomos de cloro e dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de carbono em um arranjo tetraédrico sendo miscível em solventes orgânicos, como álcool e éter, e imiscível com água.

Produção

O Cloreto de Metileno é produzido por uma reação do metano com cloro a 400–500°C. Com essa temperatura, o metano sofre uma série de reações que progressivamente produzem mais produtos clorados, como cloreto de metila, cloreto de metileno, clorofórmio e tetracloreto de carbono sendo separados posteriormente por destilação fracionada.

Usos

O Cloreto de Metileno é amplamente utilizado como um solvente em processos químicos industriais e em laboratórios. Principalmente para dissolver uma ampla variedade de substâncias, incluindo resinas, plásticos, gorduras e óleos, assim como na limpeza de metais e equipamentos eletrônicos.

Também é um extrator eficiente de cafeína de grãos de café fortemente utilizado na indústria de alimentos e bebidas que produzem café descafeinado, entre outras. Em síntese orgânica, é aplicado na produção de medicamentos, como anestésicos e analgésicos.

Esta substância é também utilizada como um agente de tingimento para polímeros e fibras sintéticas, além de servir como componente de removedores de tinta. O Cloreto de Metileno possui uma taxa de evaporação sete vezes mais rápida do que o acetato de butila e quase o dobro da taxa de evaporação do éter etílico, fazendo com que seja um ótimo agente de expansão e propelente para aerossóis e para espumas de poliuretano.

Curiosidades

Durante o processo de fabricação de café descafeinado, o Cloreto de Metileno entra em contato com os grãos de café e extrai a cafeína, deixando o sabor e o aroma do mesmo praticamente intacto.

Diferente das maiorias dos solventes orgânicos que são moléculas contendo carbono e hidrogênio (hexano, tolueno, SBP) ou carbono, hidrogênio e oxigênio (acetona e outras cetonas, acetatos, etanol e demais álcoois), o Cloreto de Metileno é um hidrocarboneto halogenado, pois possui átomos de cloro na sua molécula. Uma das propriedades decorrentes da presença de cloro é sua elevada densidade (1,33 g/mL ou 1330 kg/m3), já que o átomo de cloro é maior e mais pesado do que os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio). Outra vantagem do Cloreto de Metileno, como todos os halogenados, é que ele não é um composto químico inflamável.

Segurança

O Cloreto de Metileno é altamente volátil e pode causar irritação na pele, olhos e trato respiratório. Sua inalação pode levar à perda de consciência e parada cardíaca, portanto, é importante manuseá-lo com cuidado e seguir as precauções de segurança adequadas ao trabalhar com esse composto.

Apesar de não ser inflamável sob a maioria das condições de uso, pode iniciar uma termodegradação a 120ºC, formando alguns agentes bastante tóxicos, como ácido clorídrico, monóxido de carbono, dióxido de carbono e pequenas quantidades de fosgênio. Contudo, com o aumento da umidade, a temperatura de termodegradação diminui.

A Rauter Química é referência em desenvolver produtos químicos e dispõe de um amplo gerenciamento de estoque do Cloreto de Metileno, trazendo uma ampla armazenagem com segurança e eficiência, fazendo entregas rápidas e ágeis com frota própria de caminhões.

Entre em contato com o nosso atendimento através dos meios de contato como e-mail: prevendas@rauter.com.br, telefone fixo (51) 3393.1566 e por WhatsApp (51) 99485-2386.