Solvente e Thinner é a mesma coisa?

Aspectos essenciais desses produtos

Solvente é um líquido que pode dissolver outras substâncias (em termos químicos, também pode ser um sólido ou um gás). O conceito de solvente é que esse é o componente majoritário em uma mistura, que envolve completamente os componentes minoritários, chamados de soluto (substância que será dissolvida pelo solvente). Em uma mistura de sal e água, por exemplo, a água é o solvente e o sal é o soluto. E com essa distinção é possível cálcular concentração e quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida.

A solubilização depende das características do material e do solvente. A água, por exemplo, solubiliza bem compostos polares (compostos que apresentam uma região positiva e uma região negativa), enquanto que compostos apolares são insolúveis em água. Ah, isso aprendemos no cursinho: “semelhante dissolve semelhante”, e significa que o solvente deve ter afinidade com o soluto para que ocorra a solubilização.

Entre os extremos polar e apolar existe uma infinidade de compostos que se apresentam em polaridade intermediária, isto é, apresentam regiões positivas e negativas sem muita intensidade quanto aqueles classificados como polares, e apresentam afinidade com solventes que também apresentam características intermediárias.

Qual a função do solvente dentro da indústria química?

Na indústria química, chamamos de solvente os compostos orgânicos líquidos que tem o poder de solubilizar materiais como resinas, óleos, polímeros e reagentes em geral. Como esses materiais podem apresentar características diferentes de polaridade, são necessários diferentes solventes todas as possibilidades existentes. Em alguns casos, um solvente único não tem a capacidade de solubilizar completamente o soluto, exigindo o uso de misturas de solventes, como os thinners (logo falaremos deles).

Imprescindíveis em muitos processos, os solventes facilitam a homogeneização e aplicação de componentes, removem as sujeiras mais difíceis, solubilizam compostos específicos e controlam a viscosidade e a secagem de produtos. 

Onde é usado o solvente?

São usados em tintas e adesivos com o objetivo de solubilizar os componentes e permitir a sua produção e sua utilização. Apresentam um papel fundamental na formulação destes produtos, pois podem deixar sua secagem lenta ou rápida, sua viscosidade mais baixa (para aplicar com pistola) ou mais alta (para ser aplicado com pincel), entre outras propriedades fundamentais. 

Como limpadores, são essenciais para manutenção de equipamentos e ferramentas, contribuindo para um bom aspecto do ambiente de trabalho. Resíduos de produtos em equipamentos prejudicam o funcionamento do mesmo, e como já vimos, nem tudo pode ser solubilizado em água. A limpeza de óleos e gorduras, respingos e derramamentos de resinas, tintas e adesivos exigem um solvente ou mistura de solventes capaz de solubilizar eles para que sejam devidamente removidos.

Esta solubilização seletiva que os solventes apresentam frente a diferentes compostos, proporcionou o desenvolvimento de um processo muito importante para a indústria química: o processo de extração. Nele, um componente presente em uma mistura, pode ser extraído se utilizarmos um solvente que apresenta afinidade apenas com aquilo que se quer extrair, e não solubiliza os outros componentes presentes. Como exemplo, podemos citar o processo de extração do óleo de soja: além do óleo, o grão de soja tem proteínas e carboidratos, que não são solubilizados pelo solvente durante o processo. O mesmo princípio é usado para extração de outros óleos que conhecemos:  linhaça, girassol etc.

Agora chegamos no Thinner

Um thinner é uma mistura de solventes utilizada, além de limpeza em geral, para diluir tintas e vernizes sem comprometer suas propriedades. Existem várias composições de thinner, pois existe uma proporção ideal entre cada componente de acordo com a aplicação para a qual ele é indicado. 

Imagine o que pode acontecer se um thinner indicado para uma tinta polar é erroneamente usado em uma tinta apolar. Nesse caso, os componentes iriam se separar completamente do solvente (ficando com um aspecto de leite coalhado). Se isso acontecer, a tinta perderá suas propriedades e não poderá ser utilizada normalmente.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as semelhanças e diferenças entre solventes e thinners, clique aqui para conferir em nosso site as linhas de produtos que envolvem essas duas categorias de produtos e faça uma cotação online