1947

Luiz Adolfo Rauter fundou a sua empresa no centro de Porto Alegre. Na época um escritório de representação de produtos químicos com o nome de Luiz A Rauter.

A empresa nasceu logo após o seu idealizador ter saído da companhia Anilinas e Produtos Químicos, onde trabalhava. Em razão do ramo químico ser de seu total domínio decidiu empreender nesse segmento e iniciar a empresa que hoje se chama Rauter Química LTDA.

1950

A empresa passou a operar no 4º distrito de Porto Alegre, na Avenida Ceará, onde hoje atualmente está localizada a loja da Rauter Química.

Nesta fase, a empresa já importava produtos químicos da Inglaterra, da Alemanha, entre outros países para comercialização. A loja vendia basicamente para grandes atacadistas, laboratórios e empresas como a Varig, Panambra, Tramontina etc.

1951

A empresa se encaminhava para a gestão familiar com a segunda geração.

Ronald Martin Rauter, com aproximadamente 15 anos de idade, foi trabalhar ao lado de seu pai e marcou o início da segunda geração a fazer parte do negócio familiar. Após formar-se no ginásio, começou a trabalhar na empresa e, à noite, fazia um curso Técnico de Contabilidade.

1957

A Rauter começou a atender companhias que precisam de solventes, o que acabou resultando no início da produção própria de misturas – os Thinners ou blends.

As misturas de solventes eram feitas ali mesmo na Ceará, num terreno onde os carros tanques descarregavam os produtos em tambores para que os blends pudessem ser produzidos.

1961

Norton Rauter, o filho mais novo de Luiz Adolfo, também começa a trabalhar na Rauter Química.

Norton e Ronald, juntamente com seu pai, fizeram com que a empresa crescesse e se tornasse uma distribuidora de solventes. Os dois seguiram trabalhando ativamente na empresa até o fim década 90.

1970

As instalações em Porto Alegre estavam operando no limite de sua capacidade. Foi então comprada uma área de 35.000m² em Gravataí para a construção da nova fábrica.

A Rauter Química foi a primeira empresa a se instalar na região onde posteriormente foi transformada em Distrito Industrial onde tantas outras indústrias construíram suas sedes.

1973

A fábrica em Gravataí foi inaugurada em meio a diversas dificuldades estruturais da região, como distância do centro, falta de fiação de energia elétrica e etc.

Mesmo assim foi constantemente ampliada. Após a construção da fábrica, a empresa passou a operar com duas unidades: a loja que hoje é focada em comércio de tintas, thinners e solventes no varejo, e a indústria com viés de distribuição atacadista.

1980

No início da década de 80 a terceira geração se fez presente no dia a dia da fábrica em Gravataí.

Os irmãos Luiz Adolfo Rauter Neto, Ricardo Costa Rauter e Alexandre Costa Rauter – filhos de Ronald – começaram a trabalhar na empresa aprendendo sobre técnicas e processos produtivos da empresa.

1990

A empresa seguiu o fluxo de crescimento e industrialização no Brasil na época.

Na década de 90 a Rauter Química se tornou distribuidora de produtos químicos nacionalmente reconhecida e o fundador Luiz Adolfo Rauter passa a gestão para os sócios, seus filhos, Ronald e Norton, que administram a empresa juntamente com os netos do fundador: Luiz Adolfo Neto, Ricardo e Alexandre.

2002

A Rauter passou a investir em logística, devido às legislações para o transporte desse tipo de produto ser bem severa.

Hoje a Rauter Transportes conta com 4 caminhões e gerencia as entregas de algumas regiões, como é o caso da Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Região das Hortênsias, Serra, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Caí e Paranhana e Encosta da Serra.

2005

Em um mercado cada vez mais competitivo, comprovar a qualidade de sua operação se tornou um bem necessário.

Em dezembro de 2005, a empresa conquistou a certificação ISO 9001 que vem sendo renovada todos os anos desde então, provando assim o compromisso com a melhoria contínua de seus processos.

2006

Após o falecimento do fundador em 2002 aos 90 anos, foi iniciado um processo oficial de sucessão.

Em 2006 os Irmãos Luiz Adolfo Neto, Ricardo e Alexandre Rauter assumem a direção da empresa após adquirirem a parte do pai, Ronald, e do tio, Norton, tornando-se sócios-diretores. Após adquirirem a sociedade da empresa, realizaram diversos investimentos.

2012

Inovações nos processos produtivos se tornaram a principal prioridade na Rauter Química.

O envase dos produtos passou a ser feito por meio de balanças eletrônicas, que pesam automaticamente. Com esse processo de enchimento por massa (densidade), não se tem alteração de pesagem em razão de temperatura.

2020

A empresa seguiu com investimentos atrelados à qualificação, firmando assim um compromisso com o futuro.

Foi instalado o sistema de energia solar na fábrica, com o intuito de alcançar a autossuficiência energética com o que a natureza oferece. Neste ano a Rauter Química obteve a certificação ISO 14001, reforçando responsabilidade ambiental da empresa.

Mais de sete décadas de existência no mercado

Muitas pessoas fizeram parte dessa história e foram importantes para o desenvolvimento da empresa, e, assim, registramos o nosso reconhecimento na Revista Comemorativa do Aniversário de 70 Anos da Rauter Química

Saiba mais sobre nossas Soluções Integradas

Expertise de mais de 70 anos na indústria química, da produção ao envase, da comercialização à logistica